Brasil ocupa o 67º lugar na banda larga fixa e 45ª posição na móvel, diz ONU

25 de setembro de 2012 - 15:41

País perde na América do Sul para Chile, Uruguai e Argentina em números de acessos fixos por 100 habitantes.

O Brasil ocupa o 67º lugar de penetração da banda larga fixa entre 177 países, com índice de  8,6 acessos por 100 habitantes. É o que mostra o novo relatório das Nações Unidas, que classifica as nações de acordo com as suas políticas nacionais para o setor e o impacto econômico que o acesso e uso da internet estão tendo em suas populações.


O relatório Estado de Banda Larga 2012: Alcançar Inclusão Digital para Todos é o primeiro produzido pela Comissão da ONU de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital. Os dados mostram que outros países da América do Sul levam vantagem sobre o Brasil. O Chile, por exemplo, ocupa o 52º lugar no ranking da banda larga fixa com, 11,6  acessos por 100 habitantes; o Uruguai, na 47ª colocação, apresenta 13,5 acessos por 100 habitantes; e a Argentina, na 60ª posição, tem 10,6 acessos por 100 habitantes.


“As redes de banda larga e serviços estão transformando o nosso modo de vida. A Comissão de Banda Larga está empenhada em garantir que os benefícios da banda larga estejam disponíveis para todos”, disse o secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré.


O relatório foi lançado domingo (23) na 6ª reunião da Comissão, em Nova York, e foi saudado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que acredita no potencial transformador da tecnologia de acesso rápido à internet em todos os três pilares do desenvolvimento sustentável: prosperidade econômica, inclusão social e sustentabilidade ambiental”.

Já na banda larga móvel, o Brasil sobe consideravelmente de posição. Nesse ranking, o país ocupa a 45ª posição, com 20,9 acessos por 100 habitantes, na frente do Chile (56º), Argentina (67º) e Uruguai (73º).

 

Fonte: (tele.síntese)