Pessoas com acesso à internet em casa ou no trabalho chegam a 70,9 milhões

25 de setembro de 2012 - 15:28

Segundo o Ibope, esse número sobe para 83,4 milhões se considerar todos os ambientes, como escolas e lan houses.

O número de pessoas com acesso no local de trabalho ou em residências passou de 68 milhões para 70,9 milhões de pessoas no mês de agosto. O aumento é de 7% nos últimos seis meses e de 16% no período de um ano. O dado é da pesquisa Ibope Nielsen Online, divulgada nesta terça-feira (25). Os números são atualizados trimestralmente.

Segundo o instituto, quando considerados todos os ambientes (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), o acesso à internet atingiu 83,4 milhões no segundo trimestre de 2012. Das 70,9 milhões de pessoas que têm acesso em casa ou no trabalho, 50,7 milhões foram usuárias ativas em agosto, o que significou um crescimento de 5% sobre o mês anterior e de 13% sobre os 44,9 milhões de agosto de 2011.

O tempo de uso por pessoa também subiu 1,9% entre julho e agosto deste ano, passando de 58h03min11s para 59h11min15s, quando incluído o acesso a aplicativos. Sem acesso a aplicativos, a variação cai para 0,7%, de 45h59min51s para 46h19min18s.

Domicílios

A maior parte do crescimento no acesso à internet no Brasil ocorre em residências. O total de pessoas com acesso em casa chegou a 67,8 milhões, ou evolução de 17% no espaço de um ano e de 41% em dois anos. Na comparação com os outros países acompanhados pela pesquisa da Nielsen Online, o Brasil continua registrando a maior expansão do acesso à internet domiciliar.

Das 67,8 milhões de pessoas que moram em domicílios com acesso no Brasil, 41,5 milhões foram usuárias ativas em agosto, o que representou aumento de 17% sobre os 37 milhões de agosto de 2011.

O crescimento do acesso em casa acompanha a transição para conexões de banda larga de maior velocidade. Em agosto de 2010, 17% das pessoas com acesso domiciliar tinham conexões com capacidade superior a 2 Mb. Dois anos depois, em torno de 45% já têm esse tipo de conexão.

Buscas

Os sites que mais cresceram em agosto na comparação com o mês anterior foram os de pesquisa de trabalhos escolares, livros digitais, cartões de felicitação, portais e celular. Nos últimos meses, cresceram também a audiência de páginas de destinos de viagens, fotografias e esportes.

Fonte: (tele.síntese)