TCU promove debate com setor privado sobre contratação pública de TI

26 de setembro de 2012 - 18:00

Objetivo é qualificar fornecedores que prestam serviço para a administração federal

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai apresentar os principais resultados da avaliação da governança de Tecnologia da Informação (TI) da administração pública federal ao mercado privado. Esse é o principal objetivo do “Encontro com o Mercado Privado de TI: Contratações Públicas de TI”, que será promovido pelo tribunal nesta quinta e sexta-feira, no auditório da Universidade dos Correios (Unicorreios), em Brasília.

Com essa ação, o tribunal intensifica o diálogo com outros segmentos da sociedade, incluindo a iniciativa privada, com o objetivo de aperfeiçoar a gestão pública e qualificar públicos estratégicos que prestam serviço para a administração e, como consequência, para a sociedade brasileira.

Na semana passada, o TCU lançou o Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação. O objetivo da publicação é contribuir para que os órgãos e entidades da Administração Pública Federal planejem as contratações de bens e serviços de TI, de forma a utilizá-las para alavancar suas operações e entregar os resultados almejados pela sociedade.

O TCU ressalta que o governo gasta muito na compra de TI e as licitações acabam muitas delas paralisadas por causa de reclamações ou irregularidades. Segundo levantamento do tribunal, só em 2010, o governo gastou R$ 12,5 bilhões na contratação de TI.

 

 

Fonte: (tele.síntese)