ETICE recebe visita da EEEP Dr. José Alves de Silveira

27 de setembro de 2012 - 19:50

Na manhã desta quinta-feira (27), a ETICE recebeu visita da EEEP (Escola Estadual de Educação Profissional) Dr. José Alves da Silveira, do município de Quixeramobim. Na ocasião, os alunos do Curso de  Redes de Computadores tiveram a oportunidade de ver na prática o que eles aprendem em sala de aula, e também de observar como é a realidade do mercado de trabalho.

Na sala de treinamento foi realizada uma apresentação ministrada pelo empregado da Etice, Sérgio Brito, sobre o Cinturão Digital do Ceará, projeto do Governo do Estado que possui uma infraestrutura de transporte de dados através de uma rede formada por 3.000 km de fibra óptica.

Inaugurado em março do ano passado, o Cinturão Digital conecta órgãos públicos, escolas estaduais, postos da fazenda estadual, delegacias, e outros dispositivos governamentais em uma mesma rede, levando internet banda larga, ou de alta velocidade.

Na dimensão da inclusão social, o Cinturão Digital é um grande projeto na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Seu objetivo principal é prover o estado com uma infra-estrutura de fibras ópticas cuja cobertura prevê atender 82% da população urbana, universalizando o acesso à informação por meio da comunicação de dados e contribuindo para a inclusão sócio-digital dos cidadãos cearenses.

Quanto mais remotas as áreas, maiores os custos para acesso a banda larga e menor a renda populacional. É nesta fronteira de acesso que o Cinturão Digital está atuando, fornecendo a infraestrutura necessária para acesso à internet banda larga. Atualmente, pelo menos 21 escolas de ensino profissionalizante  já estão recebendo internet através do Cinturão Digital, tais como, a escolas de Quixeramobim, Itapajé,  Acaraú, Camocim, entre outros municípios. Sergio falou sobre a implantação, manutenção e benefícios que o cinturão trás ao Estado.

Benefícios:

Inclusão sócio-digital no Estado do Ceará
Disponibilização de instrumentos, que criem as condições necessárias e suficientes para a geração de emprego e renda no interior do Estado;
Implantação de projetos voltados a disseminação dos conhecimentos;
Contribuição para a melhoria do ensino formal e da educação da população menos favorecida.

Oportunidades:

Educação: Videoconferencia, Tv Digital Interativa, ferramentas de educação a distância, acesso a conteúdos digitais (vídeo aulas, imagens, …);
Saúde: Teleconsulta, telediagnóstico, telecirurgia, formação e aperfeiçoamento à distância, etc;

Segurança: Monitoramento em tempo real de ruas e estradas, melhor gestão dos equipamentos/pessoal, melhoria na comunicação interna, melhoria na comunicação com o cidadão, monitoramento inteligente do patrimônio público; como a telemedicina, educação a distancia, segurança pública, etc .

O evento contou com a colaboração dos empregados da ETICE, Osman Lima, Abílio Garcia, Eduardo Lee, Rafael Aquino e Ricardo Leite, que apresentou o Data Center da ETICE ao alunos e demonstrou o que compõe a estrutura da última milha.


 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br