Fortaleza terá redes de 4G compartilhadas

10 de outubro de 2012 - 18:21

O uso compartilhado da rede é a forma que o Governo encontrou para que a instalação da rede 4G ocorra dentro dos prazos estipulados no leilão das licenças desta tecnologia.

As seis capitais que irão receber a Copa das Confederações (Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Salvador) terão rede 4G compartilhada, garantiu o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende. O uso compartilhado da rede, principalmente das antenas, é a forma que o Governo encontrou para que a instalação da rede 4G ocorra dentro dos prazos estipulados no leilão das licenças desta tecnologia.

As quatro maiores operadoras de telefonia móvel no Brasil -Vivo, Tim, Claro e Oi- têm até abril do ano que vem, quando será realizado evento no País, para instalar a rede 4G. As companhias venceram leilão da Anatel em junho para as licenças do serviço.

Posteriormente, todas as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo, em 2014, terão de estar atendidas pela rede 4G. “As operadoras estão conscientes da importância do compartilhamento, até porque, sem ele, fica difícil as metas da agência serem cumpridas”, disse.

Na semana passada, Rezende disse que o o Plano Geral de Metas de Competição, um regulamento que busca tornar mais competitivo e racional o uso da infraestrutura do setor, será votado pelo Legislativo ainda em outubro.

Operadoras

O presidente da TIM Brasil, Andrea Mangoni, informou que a companhia irá anunciar o fornecedor para a tecnologia 4G no Brasil nas próximas semanas. Mangoni afirmou que a instalação da rede ocorrerá dentro do prazo. O presidente da Oi, Francisco Valim, informou que a empresa anunciará hoje os nomes dos fornecedores contratados para a implantação da tecnologia de quarta geração (4G).

A Telefônica/Vivo anunciou que selecionou a Ericsson para fazer o fornecimento e implementação da rede 4G LTE nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Para complementar a cobertura das cidades-sede da Copa das Confederações, a Vivo anunciou que vai trabalhar com a Huawei para fornecer a rede 4G em Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.

As regiões Sul e Nordeste, os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santos ainda não têm definição de fornecedor. Os valores do investimento não foram revelados pela empresa. O presidente da Claro, Carlos Zenteno informou que não definiu ainda os preços para os pacotes de 4G, mas eles “estarão alinhados” com os preços atuais. O cronograma da Claro prevê a implementação do 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações até abril de 2013 e até dezembro do ano que vem em todas as cidades-sede da Copa do Mundo. A operadora intensificará os testes com 4G após o dia 16, quando a Anatel homologará o leilão de 4G.

Fonte: (O Povo)