Operadoras correm para implantar a 4G, mas ainda enfrentam problemas.

17 de outubro de 2012 - 20:48

Entre as dificuldades, está a necessidade de as operadoras de MMDS deixarem a faixa de 2,5 GHz.

Com a assinatura dos contratos de prestação do serviço de quarta geração do celular com a Anatel, as operadoras de telefonia móvel não deverão esperar até abril, conforme estabelece o edital, para lançar comercialmente a tecnologia 4G em parte das seis cidades da Copa das Confederações. Elas já deverão estar prontas para as vendas de Natal. Mas alguns obstáculos ainda precisam ser ultrapassados, como a limpeza da faixa de 2,5 GHz.

Segundo o presidente da Claro, Carlos Zentero, as empresas esperam, agora,que a Anatel libere a faixa (ocupada pelo antigo serviço de TV paga por micro-ondas, o MMDS) para que as operadoras de celular possam ocupá-las integralmente.

O presidente da Oi, Francisco Valim, por sua vez, afirmou que no próximo mês estará lançando comercialmente a tecnologia nas cidades onde não há problemas com a limpeza da faixa.

Já o presidente da Telefônica/Vivo, Antonio Carlos Valente, prefere não antecipar a data do lançamento da nova tecnologia, mas salienta que foi a sua empresa que primeiramente anunciou os fornecedores da rede. Assinalou que a operadora continua a manter o compromisso de expandir também a 3G, e chegará no final do ano com 3 mil municípios cobertos com a tecnologia.

O presidente do conselho de administração da TIM, Manoel Horácio, informou que na próxima semana a operadora anuncia os fornecedores da rede 4G. E o diretor da Sunrise, Fares Nassar, informou que sua empresa lançará a 4G fixa em 12 cidades do interior de São Paulo no primeiro trimestre de 2013 e 25, no semestre.

Fonte: (tele.síntese)