Governo convoca operadoras para redefinir o PNBL nas escolas

22 de outubro de 2012 - 19:17

O governo negocia um pacote para atender as escolas médias e os professores

Os ministérios das Comunicações e da Educação iniciaram  novas rodadas de negociações com as operadoras de telecomunicações para redefinir a oferta de banda larga nas escolas. Há um mês discutindo o assunto, as empresas têm até o dia 30 de outubro para fechar uma proposta e apresentar ao governo.

Agora, não são apenas as concessionárias locais de telefonia fixa que participam das discussões, as celulares foram também chamadas a integrar o plano. No primeiro PNBL, as concessionárias locais ofereceram conectar todas escolas públicas urbanas brasileiras (mais de 90 mil) com um ponto de banda larga de 2 Mbps, como parte das metas de universalização.

O governo tem dois pleitos: que as operadoras fixas ampliem (e muito) a capacidade de conexão nas escolas públicas do nível médio (que contam hoje com um ponto de acesso de 2 Mbps independentemente do número de alunos),  instalando multipontos  de conexão WiFi; e que as móveis façam um plano especial (e bem barato) dos serviços 3G para os professores. Afinal, o MEC comprou 900 mil tablets (dos quais 450 mil vão chegar no início do próximo ano às escolas) e os professores precisam ter condições de usá-los.

Fonte: (tele.síntese)