Previsão é de que 4G seja lançado até fim de 2013

26 de outubro de 2012 - 18:08

Segundo Francisco Valim, presidente da companhia, negociações com parceiros tecnológicos para disponibilizar o serviço já estão em curso

A Oi lançará serviços de telefonia móvel de quarta geração (4G) para o Estado de São Paulo no primeiro trimestre de 2013, e mantém a estimativa de disponibilizar a tecnologia para o Rio de Janeiro até o final deste ano. As informações foram dadas pelo presidente da empresa Francisco Valim nesta sexta-feira. De acordo com Valim, presidente da companhia, as negociações com parceiros tecnológicos para disponibilizar o serviço no Estado já estão em curso.

O cronograma para São Paulo é pouco adiantado frente ao prazo oficial – abril de 2013 – estabelecido pelo governo no edital das radiofrequências para 4G para início da cobertura em sedes da Copa das Confederações, das quais São Paulo não faz parte.

A operadora móvel anunciou ter fechado em outubro contratos com Ericsson, Nokia Siemens e Alcatel-Lucent para fornecimento de equipamentos para a rede 4G, em um projeto de R$ 1 bilhão até o fim de 2015.

A Oi desconsidera a instalação de novas torres no país neste primeiro momento de implantação da capacidade 4G a fim de atender o estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) até abril do ano que vem. “O 4G vai requerer um número gigante de torres, mas não nessa primeira etapa”, disse Valim, estimando que a que, no futuro, o 4G significará na instalação de cerca de mais 10 mil torres no mercado brasileiro como um todo.

Valim disse que a avaliação sobre venda de alguns ativos sempre é feita, mas não tem nenhuma programação para fazê-lo. Ele ressaltou que a venda de imóveis já aprovada em reunião do conselho, mas ainda não foi efetivada. Com informações do G1.

 

Fonte: (O Povo)