Anatel conclui proposta de novo telefone popular móvel (Aice) em dois meses

7 de novembro de 2012 - 18:22

Serviço agregará novas funcionalidades, como comunicação de dados por SMS.

A Anatel está estudando a oferta de um serviço móvel nos moldes do Aice (Acesso Individual Classe Especial) , relançado recentemente pelo governo. Segundo o superintendente de Universalização da agência, José Gonçalves Netos, a proposta foi feita pela Oi e deve ser fechada internamente em dois meses.

O novo serviço móvel será destinado também para as famílias inscritas no cadastro único de programas sociais, como o Aice, mas diferente do serviço fixo, pode ter mais apelo, avalia Neto. Isto porque, o modelo fixo foi lançado em abril deste ano e só obteve em torno de 30 mil assinantes, reconheceu o superintendente no 31º Encontro Tele.Síntese, realizado nesta terça-feira (6), em Brasília.

“O Aice móvel pode levar outras funcionalidades, como a comunicação por SMS”, disse. Mas a definição do preço, diz Neto, deve ficar com as prestadoras, uma vez que o serviço é prestado em regime privado.

Orelhões

Em dois meses também deverá estar concluída a avaliação da Anatel sobre novas funcionalidades que poderão ser agregadas aos orelhões e novos critérios de distribuição. A partir desse trabalho, o governo pode optar por reduzir a densidade de telefones públicos no país, já que o levantamento inicial aponta que 50% dos 930 mil orelhões recebem 60 chamadas por mês ou 2 por dia.

“O novo PGMU [Plano Geral de Metas de Universalização] abre espaço para essa redução de orelhões, mas ela só pode ser efetivada por meio de decreto”, disse. Neto afirmou que a redução da densidade (atualmente 4 por 1 mil habitantes) pode ser feita sem ampliar o deslocamento do serviço, hoje em 300 metros. Entre os novos serviços que podem ser oferecidos pelo orelhão está o acesso a internet.

 

Fonte: (tele.síntese)