Duas empresas são selecionadas como integradoras das cidades digitais

7 de novembro de 2012 - 18:36

A Petcom e a G4S monitoramento vão ficar responsáveis pela implantação das redes nos 80 municípios selecionados

A Peltier Comércio e Indústria (Petcom) e a G4S Monitoramento e Sistemas foram as empresas vencedoras do pregão eletrônico para selecionar as integradoras do programa de Cidades Digitais do Ministério das Comunicações. O total ofertado pelas ganhadoras ficou em R$ 44,9 milhões, mais de R$ 10 milhões abaixo do preço previsto no edital.

A licitação está dividida em sete lotes, cada um com um conjunto de cidades mais próximas, atendendo os 80 municípios selecionados no programa piloto. As redes a serem implantadas nas cidades incluem o fornecimento de fibra óptica, de equipamentos e softwares necessários à sua implantação, com instalação, capacitação, suporte técnico, garantias e operação assistida. Cada rede de comunicação de dados está dividida em: backhaul, núcleo, sub-rede de distribuição e sub-rede de acesso e solução gerenciadora da infraestrutura (SGI).

Além da rede, o programa também prevê a implantação de aplicativos que aprimorem a gestão municipal e facilitem a vida dos cidadãos das cidades selecionadas pelo programa nessa primeira fase. A expectativa do Ministério das Comunicações é que o projeto esteja em funcionamento em seis meses. As outras participantes ainda podem entrar com recursos contra o resultado.

Fonte: (tele.síntese)