Ceará inaugura segundo núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE)

15 de novembro de 2012 - 20:35

Com o objetivo de proporcionar a expansão de conhecimento entre profissionais da saúde, chega ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o segundo núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), no estado. A intenção é que novos núcleos seguindo o mesmo formato, sejam instalados por toda a rede pública de saúde do estado.

O primeiro núcleo havia sido inaugurado em 2008, e tem suas instalações no Hospital Universitário Walter Cantídio. Com custo de R$ 120 mil, a Rute do HGF vai operar em fase experimental durante um período. O objetivo é disseminar conhecimentos e estabelecer trocas de experiências entre servidores cearenses da área de saúde e profissionais de outros estados. Possibilita por meio de videoconferências, reunir os hospitais públicos universitários e de ensino, realizando analise de diagnósticos, exames e discussões em casos difíceis.

É nesse ponto que o Cinturão Digital do Ceará merece todos os créditos, como afirma o titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Arruda Bastos: “A implementação do segundo núcleo só foi possível graças ao serviço de Internet banda larga oferecido pelo projeto Cinturão Digital, do Governo do Estado”. Esta é uma ação que põe o Ceará em destaque em relação aos demais estados.

O Diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, fala da importância da melhoria no atendimento para esse primeiro momento. “Temos o aporte tecnológico. Agora é preciso desenvolvê-lo para, no futuro, ampliarmos o atendimento à distância”.

Segundo o Jornal O Povo, no próximo ano novas unidades da rede estadual devem receber a Rute. Serão contemplados o Hospital de Messejana, o Hospital César Cals, Hospital Infantil Albert Sabin e Hospital São José. A rede municipal também será beneficiada com um núcleo no IJF. No âmbito federal, a Maternidade Escola Assis Chateuabriand (Meac) foi a escolhida.

Uma característica importante, segundo Zózimo Medeiros, é a troca confiável de informações com instituições respeitadas.

Saiba mais

A Rute conta com uma sala de videoconferência com internet banda larga.

É possível realizar atendimentos médicos à distância, pesquisa colaborativa e até procedimentos cirúrgicos.

No Brasil já existem 63 núcleos da RUTE, sendo a terceira maior rede do mundo.

Em casos pouco conhecidos ou de alta complexidade, será possível obter pareceres médicos de instituições de maior reputação.

Serviço

Mais informações sobre a Rute do HGF: (85) 3101 3272 ou 3101 3190

 

Fonte: (O Povo)

 

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br