Número de ataques na web cresce 20% no terceiro trimestre

19 de novembro de 2012 - 18:09

O número de ameaças virtuais continua a crescer mundialmente. De acordo com relatório da McAfee, que pesquisou diversas ameaças em tempo real em 30 países, foram contabilizados 43,4 milhões de novos ataques na web, ou URLs suspeitos, no terceiro trimestre, o que representa um aumento de 20% em relação ao trimestre anterior. Quase 64% dos URLs suspeitos recém-descobertos estão localizados na América do Norte.

Ainda segundo a pesquisa, os ataques móveis quase dobraram no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011. O malware para dispositivos móveis “Zoo” chegou a 100 milhões de amostras, sendo que a plataforma Android, do Google, continuou como alvo preferencial das ameaças.

A análise também revela que as violações de bancos de dados tiveram recorde histórico. O número total de violações de dados registradas neste ano já ultrapassou o apurado em todo o ano de 2011. Em 2012, quase 100 novas vulnerabilidades relacionadas a bancos de dados foram descobertas ou corrigidas pelos desenvolvedores.

“O cibercrime não dá sinais de desaceleração”, afirma Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs. “Os cibercrimes, o hacktivismo e a ciberguerra estão em um estado contínuo de evolução. Tanto governos e grandes companhias quanto pequenas empresas e usuários domésticos enfrentam ampla variedade de ameaças digitais.”

Outras tendências identificadas pelo estudo estão relacionadas ao aumento de fraudes financeiras online, ameaças de extorsão de dinheiro, também chamadas de ransonware e as quais cresceram 43%, bem como no número de malwares indetectáveis.

Fonte: (ti inside online)