Acessos chegam a 85,5 milhões

22 de novembro de 2012 - 18:43

O maior crescimento foi o da banda larga móvel: 74% nos últimos 12 meses. Os dados são de levantamento feito pela Telebrasil

O número de acessos à internet por banda larga fixa e móvel subiu para 85,5 milhões no mês de outubro. De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), 29,6 milhões de novos acessos foram ativados nos últimos 12 meses, o que representa um crescimento de 53% frente a outubro de 2011.

A expansão mais significativa se deu na banda larga móvel, que apresentou 74% de crescimento em 12 meses.

O segmento de internet rápida pela rede móvel alcançou 65,5 milhões em outubro, a um ritmo de ativação de um novo acesso por segundo, de acordo com a Telebrasil.

Na banda larga móvel, 52,5 milhões (80,1%) são de conexões de celulares de terceira geração (3G), incluindo os smartphones. O número de conexões por terminais de dados – do tipo modem e chip – de conexão máquina-máquina (M2M), chegou a 13 milhões (19,9%) .

As redes de terceira geração estão instaladas em 3.127 municípios, onde vivem 87% da população brasileira. Só neste ano, de janeiro a outubro, 477 novos municípios receberam as redes 3G.

Banda larga fixa

Já os acessos por banda larga fixa chegaram a 20 milhões em outubro deste ano, dos quais 1,7 milhão foram ativados nos últimos 12 meses.

As redes de banda larga gratuita atendem a mais de 63 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio.

De acordo com a consultoria Akamai, especialista em soluções de aceleração e segurança de conteúdo para internet, a velocidade da banda larga no Brasil aumentou 50% nos últimos dois anos e chegou a 2,1 megabits por segundo em 2012.

Os números da pesquisa da Telebrasil referem-se a pontos de conexão (ex: computador, celular, tablet), e não à quantidade de internautas. É possível, portanto, que uma mesma pessoa responda por mais de um ponto de acesso, caso tenha diferentes dispositivos que se conectem à banda larga (das agências de notícias).

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O acesso à banda larga no Brasil cresceu 53% no período de um ano, de acordo com levantamento levantamento realizado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Números

52,5 milhões de conexões da rede móvel foram feitas pela conexão 3G de smartphones

13 milhões de conexões foram feitas por terminais de dados – do tipo modem e chip

20 mihões de conexões foram realizadas através de banda larga fixa

 

Fonte:(Agências de notícias)