PNBL 2.0 sai em meados de 2013, diz Bernardo.

29 de novembro de 2012 - 17:12

Programa de universalização do acesso à internet usará todas as tecnologias disponíveis, afirma ministro.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, prometeu para meados de 2013 o lançamento do plano de universalização do acesso á internet, conhecido como o PNBL 2.0. Segundo ele, esse programa vai utilizar de todas as tecnologias possíveis – fibras ópticas, satélites, frequências, par de cobre e até a rede de energia elétrica para levar à conexão a internet a todos os recantos do país.

“É um enorme desafio e precisamos contar com o apoio dos estados”, disse o ministro, durante a assinatura de acordos de cooperação técnica entre as secretarias de Ciência e Tecnologia e Fundações de Apoio à Pesquisa dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Paraná e Acre, nesta terça-feira (27), em Brasília.

Os convênios fazem parte do programa Redes Digitais da Cidadania, criado pela Secretaria de Inclusão Digital (SID) do MiniCom, visando o desenvolvimento de projetos de inclusão digital. As ações serão voltadas para a capacitação de técnicos e gestores municipais no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; capacitação de micro e pequenas empresas no uso das TICs para melhoria da competitividade; apoio à qualificação de espaços públicos de acesso à internet; profissionalização nas cadeias produtivas da agricultura familiar e TICs direcionadas ao trabalho, emprego e renda, apoio de desenvolvimento de produtos e serviços em micro-empreendimentos de TI e provedores locais, além da cultura.

O programa Redes Digitais da Cidadania terá recursos da ordem de R$ 23,7 milhões da SID e contrapartida de R$ 5 milhões das fundações. O prazo de execução é de 24 meses. Para a secretária da Inclusão Digital, Lygia Puppato, esse projeto terá participação importante no programa das Cidades Digitais, ao capacitar funcionários públicos e cidadãos no uso das TICs.

Fonte: (tele.síntese)