Vendas do PNBL das teles recuam, com alto número de desligamentos

30 de novembro de 2012 - 18:07

Vendas chegaram a atingir 1,4 milhão de acessos, mas houve desligamento de mais de 317 mil assinaturas

Em 13 meses, as operadoras de telefonia contabilizam 1,09 milhão de assinante de conexão à internet nos moldes do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), com mensalidade de até R$ 35 e velocidade de 1 Mbps. As vendas chegaram a atingir 1,4 milhão de acessos, mas houve desligamento de mais de 317 mil assinaturas, conforme indica relatório de acompanhamento da Anatel. No terceiro trimestre deste ano, as vendas da banda larga popular somaram 310 mil, abaixo da comercialização no trimestre anterior, que foi de 313 mil e menor ainda do que as registradas nos primeiros três meses do ano, de 380 mil.

O diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, embora admita que a expectativa era de uma adesão maior, o número de conexões obtido é significativo, uma vez que o serviço não é ofertado em todas as cidades brasileiras, e que a maioria dos desligamentos se trata de migração para planos de maior velocidade. “O PNBL está cumprindo o papel proposto, de propiciar o primeiro acesso à banda larga, o que acaba criando o interesse do usuário por serviços mais velozes”, disse.

O número de cidades onde o serviço no varejo já está disponível atingiu 2.284 no terceiro trimestre deste ano. As ofertas de atacado, com preços 30% menores que as normais, já estão presentes em 932 municípios. E o atendimento com satélite já é realidade em 92 cidades.

A menor adesão ao serviço tem sido atribuída a pouca publicidade dada a ele pelas as operadoras. Coimbra disse que as ações de divulgação estão sendo promovidas, mas outras de maior alcance, como anúncios em TV, não podem ser usadas em razão de a banda larga popular não estar disponível em todas as cidades.

Desempenhos

A Oi, com atuação nacional,  à exceção do estado de São Paulo, já oferece conexões nos moldes do PNBL em 1.892 cidades. Até 2015, essa oferta deve estar presente em 4.668 municípios já atendidos pela operadora. No atacado, a Oi oferece links mais baratos em 544 cidades. O número de clientes conquistados é de 426 mil, mas já registrou 155 mil desligamentos.

A Telefônica, que atende só São Paulo, já tem oferta do PNBL em 370 municípios, no varejo, e em 368 cidades, no atacado. O número de vendas chegou a 981 mil, com 161 mil desligamentos. Até 2015, essa oferta deverá atingir a 622 municípios paulistas.

A CTBC oferta conexões do PNBL em 20 municípios no atacado e no varejo, mas só conquistou 14 clientes. Até 2015, a meta da operadora é chegar a 87 municípios. A Sercomtel também oferta acessos do PNBL, mas só em dois municípios. A operadora paraense conquistou seis clientes.

A maioria dos clientes conquistados está na região Sudeste (1,1 milhão) onde há maior quantidade de municípios com a oferta (817). A região também lidera no número de desligamentos, com 237 mil contratos cancelados. A região Nordeste vem em segundo lugar com oferta em 617 cidades e 118 mil clientes. A região Sul, em terceiro, conta com 82 mil clientes em 536 cidades onde o serviço está disponível. O Centro-Oeste tem 24 mil vendas em 199 cidades. No Norte 115 municípios dispõem do serviço e soma 37 mil assinantes.

A adesão das concessionárias ao PNBL foi oficializada em julho de 2011, após assinatura de termos de compromissos com o Ministério das Comunicações. Mas as ofertas tiveram início em setembro do mesmo ano.  A participação dessas empresas no programa está garantida até 2016.

Fonte: (tele.síntese)