Convênio entre Etice e Telebras inclui copa das confederações

11 de dezembro de 2012 - 15:15

A Telebras vai usar fibras ópticas do Governo do Estado para ter acesso ao estádio Castelão. Em contrapartida, a Etice vai utilizar cabos que a Telebras vai instalar em Fortaleza. Com isso, cresce a cobertura e segurança da conexão

 

Telecomunicações Brasileiras (Telebras) vai utilizar o cabeamento de fibras ópticas do Governo do Estado do Ceará para o fornecimento de transmissão de dados na Arena Castelão. A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), por sua vez, usará os cabos de fibras ópticas, que a Telebras vai lançar em Fortaleza.

A permuta de serviços faz parte no convênio de cooperação técnica firmado entre as duas empresas em 2011. A novidade é que ela foi incluída no acordo de infraestrutura para a Copa das Confederações 2013, informou o presidente da Etice, Fernando Carvalho.

A Telebras havia sido escolhida como responsável pelo fornecimento de 20 Gigabites por segundo (Gbps), em dois acessos distintos (redundantes, no termo técnico) no Castelão.

“É importante mencionar que, quanto maior a redundância, maior a disponibilidade da rede, ou seja, eliminamos interrupções por rompimento de fibras, vandalismo ou falhas em equipamentos”, argumenta Carvalho.

Os cabos implantados pelo Governo do Estado já operam há dois anos nos órgãos públicos estaduais instalados no estádio: Secretaria do Esporte (Sesporte); Departamento Estadual de Rodovias (DER) e a Secretaria Especial da Copa do Ceará (Secopa-CE).

A Telebras informou que ativou 4,6 mil quilômetros da rede de telecomunicações de fibras ópticas, nesta quinta-feira, 6, interligando mais de nove estados do Nordeste a Brasília para levar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) aos habitantes da região, além de atender as necessidades de infraestrutura para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

O primeiro trecho interligará diretamente Brasília (DF), Palmas (TO), Imperatriz (MA), Teresina (PI), Sobral e Fortaleza e Região Metropolitana, no Ceará.

De Fortaleza sai o segundo trecho, passando por todo o litoral do Nordeste.

Vivo parte na frente

O Castelão deverá ser o primeiro ponto em Fortaleza a contar com a internet 4G, com a tecnologia Long Term Evolution (LTE), a mais utilizada em todo o mundo. A expectativa é de que todas as operadoras operem em 4G no Castelão.

A Vivo já anunciou a chinesa Huawei Technologies e a sueca Ericsson como os principais fornecedores da sua 4G no Brasil. A Ericsson será responsável pela rede de acesso no Norte e Centro-Oeste, e os estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. A Huawei vai fornecer infra-estrutura em Fortaleza (CE), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).

 

Fonte: (O Povo)