Cerca de 77% das empresas brasileiras usam a internet para fins de trabalho.

13 de dezembro de 2012 - 17:04

Das 2,8 milhões de empresas com um ou mais empregados em 2010, cerca de 2,2 milhões (80,8%) utilizaram computador, 2,1 milhões (76,9%) fizeram uso da internet e 2,3 milhões (83,3%) de telefone celular para finalidades de trabalho, de acordo com a pesquisa TIC-Empresa 2010, divulgada pelo IBGE, nesta quinta-feira, 13, que investiga o uso de computador, internet e celular, interação com o governo, segurança, habilidades no uso das tecnologias da informação e comunicações (TICs) e os motivos de não utilização dessas tecnologias pelas micro e pequenas empresas.

O estudo constatou que as proporções de empresas que usaram computadores e internet eram elevadas e crescentes à medida que o porte das empresas aumentava: cerca de 78% das microempresas (com uma a nove pessoas ocupadas) usaram computador, enquanto nas empresas com dez a 19 pessoas ocupadas esse percentual salta para 94,1%. O mesmo comportamento foi observado em relação ao uso da internet — 73,7% das microempresas usaram a internet, ao passo que nas empresas com dez a 19 pessoas ocupadas essa proporção subiu para 91,5%. Um dos destaques do estudo é a universalidade do uso de computador e da internet nas empresas com 500 ou mais pessoas ocupadas.

Dentre as microempresas, as menores taxas de uso de computador e da internet pertencem ao segmento industrial — 73,4% e 71,1%, respectivamente. As microempresas com atividades de informação e comunicação apresentaram as taxas mais elevadas: 85,4% usaram computador e 84,8% usaram a internet. Já quando se consideram as empresas com dez ou mais pessoas ocupadas, as de alojamento e alimentação apresentaram os menores níveis de uso de computador e de internet (87,9% e 82,2%, respectivamente), e os maiores níveis foram observados nas empresas com atividades profissionais, científicas e técnicas (99,3% tanto para o uso de computador quanto da internet).

Dentre as empresas que não usaram computador e que não usaram a internet, os principais motivos apontados foram — as atividades que necessitavam computador ou internet eram realizadas por terceiros (86,3% e 89,8%, respectivamente) e o uso desses equipamentos não era necessário (73,5% e 71,6%).

O estudo completo pode ser acessado clicando aqui.

 

Fonte: (ti inside online)