Daqui a quatro anos, 85% das TVs terão conexão à internet

18 de dezembro de 2012 - 18:33

Aproximadamente 85% dos televisores de tela plana produzidos em 2016 terão conexão a internet. A projeção do Gartner indica 198 milhões de smart TVs daqui a quatro anos, uma elevação de 186% comparada aos 69 milhões de aparelhos produzidos neste ano em todo o mundo.

Apesar disso, os analistas acreditam que apenas o atrativo da internet não irá estimular a demanda por si só. As fabricantes devem reconhecer a necessidade de ofertas variadas para diferenciar os aparelhos da concorrência – o que abre espaço para o desenvolvimento de software e aplicativos.

“No fim das contas, a escolha será sobre o conteúdo. Os consumidores se perguntarão sobre quais serviços de internet estarão disponíveis na TV, se são sites de valor para o usuário, se poderão usar smartphones ou tablets com a plataforma da televisão”, afirma Paul O’Donovan, analista de pesquisa do Gartner. “É crítico para a indústria durante a atual incerteza econômica e o declínio na confiança dos consumidores sustentar vendas e manter o crescimento de participação de mercado, especialmente em mercados emergentes”, completa Donovan.

A consultoria define smart TVs como aparelhos com possibilidade de buscar na internet conteúdos em vídeo e exibi-los ao consumidor. Pode ou não incluir um navegador, mas há a funcionalidade de adicionar aplicativos por meio de uma loja de downloads operada ou pela fabricante, ou por uma empresa terceira. Entre as opções da smart TV pode incluir também a interatividade com transmissões ao vivo, até mesmo a conectividade de outros dispositivos como smartphones, tablets ou PCs.

O conteúdo acessado nas smart TVs pode ser proveniente da web por banda larga, transmissões via satélite ou terrestre, além de internet protocol TV (IPTV) de set top boxes.

Para o Gartner, o mercado de TVs está evoluindo de modo com que o aparelho seja um dos componentes centrais dos eletrônicos domésticos. “Com a conectividade conjunta a smartphones e tablets também existe a possibilidade de acessar o conteúdo em um dispositivo móvel e exibi-lo na TV. Para as fabricantes de telas planas que também produzem estes aparelhos, a vantagem de marketing é o aprendizado do consumidor, muito mais fácil”, conclui O’Donovan.

Em 2013, a projeção é que sejam embarcados 108 milhões de smart TVs.

 

Fonte: (ti inside online)