Brasil já é o 10º maior mercado mundial de tablets

20 de dezembro de 2012 - 19:31

O Brasil alcançou à décima posição no ranking mundial de vendas de tablets, após comercializar 769 mil equipamentos no terceiro trimestre deste ano, de acordo com dados da IDC. A quantidade de tablets entregue nos últimos três meses no país é 127% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado, embora seja apenas 2% superior que a do segundo trimestre de 2012.

A projeção da consultoria é que até o fim do ano o país atinja a marca de 2,9 milhões de unidades vendidas e, em 2013, chegue a 5,4 milhões de dispositivos.

O líder do mercado mundial em número de tablets vendidos é os Estados Unidos, que possuem um mercado 12 vezes maior que o brasileiro. “Diferentemente do Brasil, em mercados mais maduros, grande parte da população já possui um computador e está mais propensa a adquirir um tablet como um equipamento complementar e utilizá-lo basicamente para o consumo de conteúdo digital. O próximo passo que o país terá de fazer para aumentar a base de tablets é acelerar o desenvolvimento de conteúdos digitais adaptados para o português, como aplicativos e vídeos”, diz Attila Belavary, analista de mercado da IDC Brasil.

Do total de tablets comercializados no terceiro trimestre, 46% possuem preço inferior a R$ 500 e 80% possuem o sistema operacional Android, do Google. No mesmo período, mercados similares tiveram um desempenho aquém do esperado, tais como o mercado de computadores pessoais, que sofreu uma queda de 0,3% quando comparado ao mesmo período de 2011.

Fonte: (ti inside online)