Banda larga ultrapassa a 89 milhões de acessos em novembro

21 de dezembro de 2012 - 19:29

Crescimento do serviço chega a 56% nos últimos 12 meses

O número de acessos em banda larga fixa e móvel alcançou 89,3 milhões em novembro, segundo dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). De acordo com o levantamento, 32 milhões de novos acessos foram ativados nos últimos doze meses, o que representa um crescimento de 56% frente a novembro de 2011.

A banda larga móvel continua apresentando a expansão mais significativa, com crescimento de 78% em doze meses. O número de acessos alcançou 69,3 milhões em novembro. Na banda larga móvel, 56 milhões são de conexões de celulares de terceira geração (3G), incluindo os smartphones, e 13,3 milhões de terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

Ainda de acordo com o levantamento da Telebrasil, a cobertura 3G teve crescimento de 50% nos últimos doze meses. As redes de terceira geração estão instaladas em 3.203 municípios, onde moram 87,3% da população. Só neste ano, de janeiro a novembro, 553 novos municípios receberam essas redes.

Os acessos em banda larga fixa, por sua vez, somaram 20 milhões em novembro. Desse total, 1,6 milhão de conexões foram ativadas nos últimos doze meses. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros.

 

Fonte: (tele.síntese)