Compras em dispositivos móveis dobram em 2012

2 de janeiro de 2013 - 19:24

As compras através de dispositivos móveis saltaram de 5% para 10% do e-commerce em 2012, segundo levantamento da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) realizado junto a seus associados do Comitê de Varejo. As compras feitas por iPads representaram 51% do total m-commerce, seguidas por transações feitas com iPhones (20%). Os demais aparelhos geraram 29% das vendas móveis.

Segundo o coordenador do Comitê de Varejo da camara-e.net, Fábio Pereira, as transações por meio de dispositivos móveis “tendem a crescer cada vez mais em função do barateamento das novas tecnologias, tanto dos smartphones, quanto do acesso a internet banda larga e 3G, além da entrada da nova geração no mercado consumidor”.

O levantamento destacou também que o Natal, que compreende o período de 15 de novembro a 23 de dezembro, representou para o e-commerce brasileiro o equivalente a dois meses e meio de faturamento, chegando a R$ 3,1 bilhões em 2012 – contra R$ 2,6 bilhões em 2012. Considerando o ano como um todo, o Brasil contou com um total de 43 milhões de consumidores de lojas virtuais e faturamento de R$ 22,5 bilhões, acompanhando o crescimento de 20% esperado para o ano.

Entre as cinco maiores categorias de produtos mais vendidos pela internet no Brasil,  a de eletrodomésticos é a primeira colocada, seguida de saúde beleza e medicamentos. Moda e acessórios não figurava entre as 20 maiores há cinco anos e, no primeiro semestre de 2012, estava em terceiro lugar. Jornais e revistas, que já esteve na dianteira, agora é o quarto colocado, seguido por informática.

Fonte: (Ti Inside Online)