Pesquisa aponta os principais anseios das operadoras 4G

9 de janeiro de 2013 - 03:00

Empresas reconhecem que a integração da cobrança e da gestão de políticas é essencial para o fornecimento de melhores serviços e pacotes

As operadoras desejam oferecer aos seus clientes planos de dados personalizados, visibilidade e controle em tempo real dos dados utilizados, a fim de melhorar a experiência dos clientes e monetizar melhor os investimentos na rede 4G. Esse é a principal conclusão extraída da pesquisa global divulgada nesta quarta-feira (9) pela Amdocs, empresa especializada no fornecimento de sistemas e serviços voltados à experiência do cliente.

A pesquisa também revela que as operadoras não possuem um sistema integrado de gestão da cobrança e políticas que possibilite isso. “Nossa pesquisa mostra que as estratégias dos serviços de dados adotadas pelas operadoras estão evoluindo, juntamente com o reconhecimento da maturidade que precisam atingir para integrar completamente as funções de gestão das políticas e cobrança, a fim de possibilitar tais estratégias”, disse Ari Banerjee, analista sênior da Heavy Reading, empresa que conduziu a sondagem.

Para a vice-presidente de marketing de produtos e soluções da Amdocs , Rebeca Prudhomme, as operadoras estão se voltando para a tecnologia 4G para fornecer a inovação dos serviços, além de maior capacidade e velocidades mais rápidas, mas, para tanto, precisam integrar a cobrança e as políticas. “A pesquisa mostra que elas consideram difícil fazer isso sozinhas e estão buscando soluções pré-integradas, inclusive com um único catálogo de produtos nos sistemas de cobrança e políticas, para solucionar processos de gestão de produtos danificados, que resultam no aumento do tempo de colocação de produtos no mercado”, ressaltou.

Veja os principais resultados da pesquisa:

Na medida em que a tecnologia 4G LTE (Long Term Evolution) se torna padrão para as redes, os departamentos de marketing querem lançar serviços e planos mais modernos.

• 80% dos respondentes afirmaram que suas empresas lançaram ou estão testando serviços LTE.
• 92% dos respondentes afirmaram que seus departamentos de marketing estão pedindo aos departamentos de TI que possibilitem planos de dados inovadores; 70% afirmam que não podem fazê-lo no momento.
• 63% dos respondentes planejam lançar serviços de VoLTE (voice sobre LTE) entre 2013 e 2014

Os departamentos de TI precisam de novas competências para atender as demandas do marketing

• 60% dos respondentes disseram que as empresas desejam estabelecer competências de TI para possibilitar a personalização dos planos e promoções de serviços de dados.
• 50% dos respondentes disseram que as empresas desejam estabelecer competências de TI para possibilitar a visibilidade e o controle em tempo real dos planos e da utilização dos dados.
• Ainda levará alguns meses para as operadoras lançarem novos planos de serviços de dados. Quase 60% disseram que sua empresa levará de três a seis meses para lançar um serviço novo. Outros 20% disseram que levarão mais tempo.

Existe um consenso entre operadoras de serviço que a integração da gestão da cobrança e das políticas é essencial para o fornecimento de melhores serviços e pacotes

• A grande maioria dos respondentes da Europa, América do Norte e Ásia Pacífico (100%, 90% e 80%, respectivamente) disseram que suas empresas acreditam que precisam integrar as funções de gestão da cobrança e políticas. 40% das operadoras do Caribe e da América Latina concordam. A integração entre a gestão da cobrança e das políticas possibilita às operadoras apresentarem serviços direcionados ao tipo de aparelho, tipo de serviço, status da rede, localização do cliente e outras informações do cliente em todas as linhas de negócio, possibilitando o controle e visibilidade dos planos e a utilização de dados pelo usuário.
• 75% dos respondentes disseram que suas empresas pretendem administrar regras para a política e cobrança a partir de um local como, por exemplo, um catálogo central de produtos.
• 40% dos respondentes disseram que suas empresas tentaram ou estão tentando integrar os sistemas de gestão de políticas e cobrança, sem sucesso, contra 10% do ano passado

A pesquisa foi baseada em 70 entrevistas qualitativas realizadas entre outubro e novembro de 2012, com líderes dos departamentos de TI e de marketing de 35 operadoras de serviço. As operadoras entrevistadas são empresas do primeiro e segundo escalão baseadas na Europa (10), América do Norte (10), Ásia Pacífico (10), Caribe e América Latina (5). Esse é o segundo relatório de pesquisa conduzido para Amdocs pela importante empresa de pesquisa Heavy Reading para identificar tendências de monetização de dados para as operadoras e os desafios enfrentados a cada ano. Os resultados da primeira pesquisa foram anunciados em setembro de 2011.

Fonte: (tele.síntese)