Pregão para uso será em abril

14 de janeiro de 2013 - 16:38

Para fornecer acesso a internet de qualidade e mais barato aos usuários, o Governo do Estado, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação (ETICE), pretende realizar licitação para permitir o uso comercial do Cinturão Digital do Ceará (CDC) para pessoas físicas e empresas.  Com o CDC os usuários terão acesso à internet com boa velocidade e capacidade de transferência de dados a baixo preço.

O edital internacional de licitação está pronto, desde o segundo semestre de 2012, e está previsto para ser realizado em 09 de abril de 2013. Durante o processo, a concorrência será para a concessão de quatro pares de fibras óticas, em três lotes para três empresas diferentes. As concessões serão de 15 anos, podendo ser renovadas por mais 15 anos.

O presidente da Etice, Fernando Carvalho, estima que o o valor pago pelo usuário do CDC será de cerca de R$25 mensais, podendo desfrutar de alta velocidade de internet e de transmissão de dados.

O Cinturão Digital possui uma rede ativa de aproximadamente três mil quilômetros de cabos de fibra ótica, conectando mais de 650 pontos de interesse do governo, como escolas, hospitais e etc, fornecendo uma velocidade de 10 Gigabites por segundo (Gbps) por par de fibras, velocidade a qual  está a cima da utilizada por outras empresas.

 

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br

Estágiaria: Thinayna Mendonça – thinayna.mendonca@etice.ce.gov.br