Empresas enfrentam dilema com falta de capacitação para aderir às novas tecnologias

16 de janeiro de 2013 - 19:16

Apesar de as empresas dos mais variados segmentos da economia apontarem as tecnologias de computação em nuvem, mobilidade, business analytics e social business como as principais tendências que nortearão os negócios nos próximos anos, cerca de 90% delas admitem não dispor de profissionais qualificados, em número suficiente, para atuarem nestas áreas. A constatação faz parte do estudo “Tech Trends 2012: O caminho mais rápido para o futuro”, realizado pela IBM com líderes e tomadores de decisões de 1,2 mil empresas no mundo.

Quase dois terços dos executivos entrevistados indicou que essas novas tecnologias são estrategicamente importantes para suas empresas. Tanto que cerca de 70% deles disseram que irão aumentar os investimentos em tecnologias móveis e business analytics nos próximos dois anos. Apesar da demanda crescente, as companhias também admitem que as suas infraestruturas não acompanham essas tendências para aproveitar as oportunidades geradas por elas.

Mas o mais preocupante é mesmo a falta de mão de obra qualificada. Apenas uma em cada dez empresas consultadas afirmou possuir todos os requisitos e habilidades para atuar nas quatro frentes — computação em nuvem, dispositivos móveis, business analytics e social business. Além disso, 75% dos estudantes e educadores afirmaram enfrentar dificuldades, moderadas ou significativas, em suas capacidades para atender essas novas necessidades do mercado de tecnologia.

“A falta de conhecimento é um problema global e crítico para os negócios, pois surge como um obstáculo para a adoção das tecnologias avançadas, fundamentais para o sucesso de qualquer organização”, afirma o gerente do Centro de Inovações da IBM Brasil, Ricardo Mansano. Ele sugere um trabalho conjunto de treinamento nas organizações, sejam elas do setor público ou privado, para assegurar as habilidades necessárias para colocar a tecnologia em prática no ambiente corporativo.

Segurança da informação

A segurança da informação também foi apontada como uma dificuldade para as empresas acompanharem as novas tendências de TI. Ela foi citada como uma das três principais áreas de investimento por 62% das organizações consultadas. O estudo aponta, ainda, que, por conta da segurança, cerca de 60% ainda não se sentem seguras para a adoção de dispositivos móveis.

“A segurança é um importante desafio na área de negócios e as empresas estão lutando para protegerem não apenas seus sistemas, redes e dispositivos, mas também o que é, sem dúvida, o seu ativo mais importante: a informação”, comenta Mansano.

Mais da metade dos entrevistados disseram que a política de segurança de TI de suas empresas não é suficiente para atender às necessidades de cloud computing e de social business. “Nossa capacidade de continuar a abastecer a inovação depende da maneira como formamos profissionais nas principais áreas de tecnologia e como incentivamos o desenvolvimento de habilidades em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. As necessidades são imediatas, mas os processos levam mais tempo para mostrar resultado”, ressalta o executivo.

 

Fonte: (ti inside online)