MiniCom e Fifa assinam acordo por telecomunicações nas Copas

28 de janeiro de 2013 - 17:53

Governo terá que arcar com todos os equipamentos que ficarão de legado

O governo deve entrar com mais recursos para assegurar a infraestrutura de telecomunicações para as Copas das Confederações e do Mundo. O memorando de entendimento, assinado nesta segunda-feira (28), entre o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, estabelece que o que ficará de legado para o país será pago pelo governo, enquanto os serviços usados pela Fifa, serão arcados pela entidade.

Os equipamentos que estão nessa lista de legados não foram divulgados, nem os recursos necessários. Até o momento, o governo já arcou com R$ 200 milhões, para a rede de alta capacidade da Telebras nas 12 cidades onde ocorrerão os jogos, e mais R$ 171 milhões, destinado à Anatel, para fiscalização dos serviços de telecomunicações durante as Copas. Segundo o secretário-executivo do MiniCom, Cezar Alvarez, o reforço no orçamento está sendo avaliado.

De acordo com a Telebras, 74% das obras executadas nas seis cidades-sede da Copa das Confederações – Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza. A ideia é entregar toda a infraestrutura de telecomunicações nessas cidades até março. Essa rede será responsável pela transmissão dos jogos para o mundo inteiro. Para isso, a estatal deve concluir pelo menos um dos cinco cabos submarinos que pretende construir.

O acordo entre governo e Fifa foi negociado durante oito meses. Segundo o ministro Paulo Bernardo, o acordo assinado hoje é um “meio termo satisfatório” entre o que queria o governo e a entidade organizadora dos eventos esportivos.

 

Fonte: (tele.síntese)