Anatel constata deficiência no acesso a redes de dados das celulares

6 de fevereiro de 2013 - 17:05

Avaliação divulgada hoje pela agência se refere aos primeiros três meses após a implantação dos planos de melhorias

Após três meses de implantação das ações de melhorias, o acesso as redes de dados é a principal deficiência ainda constatada nos serviços prestados pelas operadoras móveis. É o que mostra o relatório da primeira avaliação trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria, divulgado nesta quarta-feira (6), pela Anatel. O levantamento foi feito com dados dos meses de agosto, setembro e outubro de 2012.

De acordo com os gráficos apresentados, nesse primeiro trimestre de avaliação dos quatro indicadores – acesso de rede de voz, acesso de rede de dados, queda de chamadas e queda de conexões – ficou claro que a conexão à internet é a principal dificuldade da Claro, Oi, TIM e Vivo. Mas no ranking de reclamações de usuários na agência, a TIM ocupa a liderança absoluta, embora já apresente uma redução de tendência.

Na avaliação nas 81 cidades com mais de 300 mil habitantes, as operadoras conseguiram superar a meta para acesso à rede de voz, que era de 95%. Assim como os percentuais exigidos de quedas de chamadas e de conexão. Mas apresentaram problemas no acesso a rede de dados nos dois primeiros meses avaliados.

Entre 23 de julho e 2 de agosto de 2012, as prestadoras de telefonia móvel que apresentaram o pior desempenho por estado, segundo avaliação da Anatel, foram proibidas de comercializar e habilitar o serviço para novos usuários. A TIM ficou sem vender em 19 estados, a Oi em cinco e a Claro, em três. A Vivo não sofreu a penalidade.

Para reverter a situação, as prestadoras se comprometeram a realizar investimentos na melhoria da prestação do serviço nos próximos dois anos. Os planos apresentados pelas autorizadas à Anatel abrangem todos os estados, e contemplam investimentos na melhoria das redes, do atendimento ao usuário e diminuição de interrupções do serviço, ações que estão sendo avaliadas trimestralmente pela agência.

Fonte: (tele.síntese)