Proposta das condições de uso da faixa de 700 MHz já está no conselho diretor da Anatel

14 de fevereiro de 2013 - 18:03

Matéria sorteada hoje mostra a determinação do governo em apressar a licitação da frequência usada pela TV aberta para a banda larga móvel

O governo está mesmo decidido a apressar a destinação da faixa de 700 MHz para a banda larga móvel. Antes de apresentar os estudos técnicos que embasaram a decisão, a proposta de destinação da frequência já está no conselho diretor da Anatel e foi sorteada nesta quinta-feira (14) para a relatoria do conselheiro Rodrigo Zerbone.

A portaria que abriu espaço para o novo uso da faixa ocupada hoje pelos canais analógicos da TV aberta foi publicada no dia 7 deste mês. Porém, os estudos técnicos que garantem espaço para todas as emissoras atuais em outras frequências, como reivindicam os radiodifusores, só deve ser apresentado em março.

Nesse estudo, além do espaço garantido para todas as emissoras, devem vir as condições de uso que serão adotadas para evitar interferências do serviço de banda larga móvel com a tecnologia LTE na TV digital. Os radiodifusores insistem que essa interferência existe e foi comprovada em trabalho elaborado pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão).

A intenção do governo é licitar a faixa no início de 2014, com uso previsto antes do desligamento do sinal analógico de TV aberta, que poderá se prolongar além da data prevista em junho de 2016.  A proposta sorteada hoje na Anatel diz respeito às condições de uso da frequência e, após aprovada no conselho diretor, passará por consulta pública.

 

Fonte: (tele.síntese)