RNP busca parceria com governos estaduais para ampliar acesso à rede de educação

22 de fevereiro de 2013 - 18:58

Em outra frente, a instituição está negociando com os provedores regionais para ampliar a conectividade no interior.

A RNP (Rede Nacional de Pesquisa) está conversando com os governos estaduais e com os provedores locais para ampliar a infraestrutura de acesso à rede de educação e pesquisa brasileira, a rede Ipê, elevando para até 1 Gbps a velocidade de conexão dos campi das instituições localizados no interior. “Já fechamos um acordo com a Etice (Empresa de TI do Ceará), o que nos permitiu conectar em alta velocidade 32 instituições no Estado”, informou Eduardo Grizendi, diretor de Engenharia e Operações da RNP.

A rede pública de banda larga do governo do Ceará, chamada Cinturão Digital, tem 2.600 Km de fibra óptica conectando 92 cidades no Estado, e é gerenciada pela Etice. O acordo com a RNP permitiu conectar ao Cinturão Digital cinco campi da Universidade Federal do Ceará; um campus da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira); 23 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e três unidades da Embrapa no interior do Ceará.

O acordo com a Telebras já permitiu à RNP conectar o campus do Instituto Federal de Goiás, em Anápolis, ao PoP-GO, localizado na Universidade Federal de Goiás.  De acordo com o diretor da RNP, as conversas estão adiantadas com o Prodest (Instituto de TIC do governo do Espírito Santo), com a Procergs (Companhia de Processamento do Rio de Grande do Sul), com a Prodepa (Processamento de Dados do Pará) e com a Prodap (Processamento de Dados do Amapá), além da ATI (Agência de TI do Piauí), estados que constroem as próprias infovias e que também serão interligadas à rede da Telebras. “O acordo com o Prodest vai nos permitir conectar institutos federais nos municípios de Cariacica, Serra e Vila Velha, da Região Metropolitana de Vitória e na capital”, informou Grizendi.

No Paraná, a intenção é negociar com a Copel Telecom, que até o final deste ano conclui a instalação de fibra em todos os municípios do Paraná, e em Minas Gerais, com a Cemig Telecom. Em outros estados, onde não há investimentos em infraestrutura de rede pelos governos ou por empresas estatais, a RNP busca parcerias com os provedores locais. “Muitos desses pequenos provedores têm redes de fibra e podem ser uma alternativa. Estamos propondo pagar o mesmo preço que pagamos para a Telebras, R$10.980,00 por 100 MB”, destacou o diretor.

Os planos da RNP são de ativar 108 instituições em 80 localidades no interior do país até 2014, com velocidade mínima de 100 Mbps nas cidades menores (e 1 Gbps nas capitais). A iniciativa faz parte do projeto chamado Veredas Novas (em homenagem a João Guimarães Rosa, autor de Grande Sertão: Veredas).  A iniciativa envolve os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Educação (MEC) e das Comunicações (MC).

Fonte: (wireless mundi)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607