Operadoras prometem cumprir prazo

27 de fevereiro de 2013 - 17:43

Apesar de haver uma data fixada para iniciar a operação da tecnologia 4G, nenhuma operadora solicitou licenciamento.

O prazo é o dia 30 de abril para que as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo comecem a disponibilizar os serviços de telefonia móvel com tecnologia da quarta geração (4G) em Fortaleza. Apesar da data limite, definida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) durante leilão realizado em junho do ano passado, nenhuma das quatro empresas solicitou, até agora, o licenciamento ambiental para a instalação de antenas 4G na Capital, de acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Obter a licença ambiental para a instalação de novas antenas de telefonia móvel é a principal queixa das operadoras. Conforme divulgado, ontem, pelo O POVO, seriam necessárias quase 10 mil novas antenas para o funcionamento dos serviços de telefonia 4G nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Em Fortaleza, a demanda é por 441 novas antenas, segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil). Procuradas pelo O POVO, nenhuma das quatro operadoras disse quantas antenas extras são necessárias a fim de implantar a nova tecnologia.

A implantação de uma Estação Rádio Base (EBR), equipamento responsável pelo fornecimento do sinal telefônico, ou qualquer modificação nas antenas exigem licenciamento ambiental emitido pela Seuma. De acordo com a titular do órgão, Águeda Muniz, “a maior preocupação da Seuma, é observar a legislação vigente, além de resguardar o bem-estar do cidadão e o impacto da implantação de tais equipamentos na cidade”.

FISCALIZAÇÃO
Segundo a Anatel, não é possível acompanhar o processo de instalação da tecnologia 4G. No entanto, depois de finalizado o prazo previsto no edital de licitação, haverá fiscalização e multa, se for o caso.

A Claro, por meio da assessoria de imprensa, garantiu que não haverá atrasos. Conforme a Oi, testes da tecnologia 4G, em Fortaleza, foram iniciados em 2012 e prosseguem com maior abrangência.

Em nota, a Tim informou que está cumprindo o cronograma do edital da Anatel. A operadora prometeu que até o prazo final, as cidades-sedes irão contar com internet móvel de alta velocidade.

De acordo com a Vivo, o prazo para implantação da rede 4G em Fortaleza será respeitado. A operadora informou que ainda não há detalhes sobre os valores dos planos e quais bairros da Capital serão contemplados com cobertura para o serviço. No entanto, a empresa afirma que vai cumprir a exigência da Anatel a qual determina a cobertura de 50% da área urbana com o sinal 4G.

 

Fonte: (O Povo)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br