Pregão de Concessão de Fibras

11 de março de 2013 - 17:07

CONCESSÃO DE FIBRAS ÓPTICAS PELO GOVERNO DO CEARÁ

O governo do Ceará implantou infraestrutura de fibras ópticas com mais de 2.500 Km de cabos instalados, formando um anel redundante com ramificações e redes urbanas, chamado Cinturão Digital do Ceará.

Os cabos possuem entre 24 e 12 fibras. Atualmente o estado utiliza 2 pares de fibra para servir a escolas, hospitais, delegacias e outros pontos de interesse do governo. Esta rede é operada por meio de tecnologias que permitem alta velocidade e disponibilidade, com vazão de 10Gbps.

Vários pares de fibra se encontram sem uso. O governo estadual publicou Edital para concessão de parte da infraestrutura excedente.

Poderão participar empresas individualmente ou em consórcio, desde que uma das empresas seja do ramo de telecomunicações e possuindo licença da Anatel para operar. Os equipamentos necessários às operações de rede serão de propriedade da própria concessionária.

O objetivo do governo é estimular as empresas a fornecer serviços de telefonia móvel, internet, TV digital, vídeo-­?conferência, call centers, em cidades do estado, por meio de banda larga, alcançando a universalização do acesso a meios digitais.

O Pregão

A abertura dos envelopes ocorrerá no dia 9 de abril, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em Fortaleza. Serão 3 lotes que deverão ser arrematados por 3 empresas distintas, para estimular a competição. O Edital pode ser obtido no site da PGE (www.pge.ce.gov.br). A concessão será realizada para um prazo de 15 anos, renovável por igual período. O valor mínimo dos lotes varia entre R$ 8,1 M e R$ 17,8 M.

Como contrapartida as empresas vencedoras deverão se encarregar da manutenção compartilhada dos cabos de fibras do Cinturão Digital, sob supervisão da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).

Segundo o presidente da Etice, Fernando Carvalho, “esta é uma oportunidade para as empresas provedoras de serviços de internet explorarem infraestrutura recém-­?instalada, com baixo investimento inicial e de custeio compartilhado”. Informações podem ser obtidas no site da Etice ou pelo email: concessaocdc@etice.ce.gov.br.

“Queremos que o Ceará seja o estado com melhor conectividade até o fim de 2014”, diz Fernando Carvalho.

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br

Estágiaria: Thinayna Mendonça – thinayna.mendonca@etice.ce.gov.br