Autoridades policiais e Exército pedem espaço na faixa de 700 MHz

27 de março de 2013 - 18:49

Foi surpreendente a quantidade de representantes da área de segurança pública na audiência pública sobre a nova destinação da faixa de 700 MHz. Pelo menos três representantes da Polícia Militar e Civil de São Paulo se manifestaram solicitando um espaço na faixa, além do General Santos Guerra do Exército Brasileiro.

No texto colocado em consulta pública está previsto que a segurança pública pode usar a faixa em caráter secundário, mas os diversos representantes pedem que seja destinado um pedaço do espectro especificamente para a segurança. Os representantes da polícias reivindicam um espaço de 5 MHz + 5 MHz e argumentam que os eventos internacionais que acontecerão no Brasil vão aumentar a necessidade de comunicação da polícia.

O pleito do Exército Brasileiro, entretanto, é de 10 MHz + 10 MHz. O General Santos Guerra explica que o Exército tem mais de 100 operações no Brasil que não dizem respeito a guerra. São operações de distribuição de alimento, água e segurança, por exemplo. “Não há um evento público no qual as forças armadas não tenha estado presente, por isso há essa necessidade”, afirma ele.

O Exército testa há quase um ano uma solução da Motorola para a segurança pública no Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica em Brasília. “Temos testado a solução de 4G LTE e foi vislumbrada a grande possibilidade de ter esse serviço à disposição da segurança. O serviço privado tem que ser feito, mas e a segurança do cidadão?”, pergunta ele.

O superintendente de serviços privados Bruno Ramos da Anatel respondeu que a agência reguladora tem conhecimento desse pleito do Exército e das polícias e que está tentando compatibilizar o pedido dentro das políticas públicas do Governo Federal. “Não temos neste momento a resposta de como será a alocação, mas existe  uma equipe trabalhando na Anatel”, garantiu ele.

 

Fonte: (teletime)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br