Minicom vai fazer teste-piloto do desligamento do sinal digital este ano

5 de abril de 2013 - 18:40

O ministro Paulo Bernardo informou nesta quinta, 4, em entrevista ao programa Bom Dia Ministro da rádio NBC, que o governo pretende fazer testes-piloto do desligamento do sinal analógico (switch-off) das emissoras de TV aberta ainda este ano em alguns municípios selecionados. O objetivo é  preparar o início do desligamento, que será antecipado para 2015, mas com conclusão prolongada para 2018.

“Estamos com uma proposta tramitando na Casa Civil para antecipar para 2015 o início do desligamento, mas, em compensação, vamos ampliar o prazo para 2018. Ao invés de fazer em um dia só, vamos fazer em três anos”, disse Bernardo.

Segundo ele, apenas 40% dos domicílios teriam condições de receber hoje o sinal digital. Para resolver essa questão é preciso baratear os equipamentos e, em alguns casos, subsidiá-los, possibilidade que, segundo Bernardo, está sendo discutida pelo governo.

Rádio digital

Paulo Bernardo anunciou também que já está decidido que a migração das rádios AM para os canais 5 e 6 da faixa FM não depende da definição do padrão digital do rádio. A previsão, segundo ele, é que no segundo semestre o Minicom envie um projeto de lei para a Casa Civil, que por sua vez deverá submeter o projeto ao Congresso Nacional.

“Já temos um acordo no governo e com os radiodifusores de que não é preciso esperar a digitalização da TV toda e também não vamos esperar a definição do padrão digital (do rádio) para resolver a questão das AMs. Pretendemos, se tudo der certo, encaminhar até o final desse semestre um projeto de lei para a Casa Civil”.

Fonte: (teletime)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607