Quase dois mil municípios se inscrevem para o programa Cidades Digitais do MiniCom

11 de abril de 2013 - 17:42

Foram 1.901 municípios interessados, contra 216 do ano passado

O número de inscrições no novo edital do programa Cidades Digitais–PAC 2, lançado em fevereiro, superou a expectativa do Ministério das Comunicações. No total, 1.901 municípios enviaram suas propostas. O primeiro edital, do ano passado, havia recebido apenas 216 inscrições.

“Nós ficamos surpresos com o empenho das prefeituras, até porque este projeto não é uma coisa tão simples de fazer”, revela a secretária de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Pupatto. Segundo o edital, os projetos precisam conter, por exemplo, informações sobre a situação socioeconômica do município e dados que demonstrem a sustentabilidade do Cidades Digitais naquela localidade, além da indicação da infraestrutura de redes que será necessária.

A seleção dos municípios vai ser feita em algumas etapas. Primeiramente, o Ministério das Comunicações vai verificar se as cidades inscritas atendem aos critérios estabelecidos no edital, como ter até 50 mil habitantes e estar localizada a uma distância máxima de 50 km da rede principal da Telebrás ou ter firmado um compromisso com alguma operadora privada para conexão à internet.

Em seguida, um comitê formado por professores e pesquisadores da área avaliará a viabilidade de cada projeto. Aqueles considerados aptos serão, então, enviados ao grupo executivo do Programa de Aceleração do Crescimento, que fará a seleção final. Essa última fase é uma novidade e se deve à inclusão do Cidades Digitais no PAC, o que garantiu mais R$ 100 milhões ao programa e deverá contemplar cerca de 200 cidades.

No ano passado, a primeira chamada do Cidades Digitais selecionou 80 municípios, que devem ter a infraestrutura de redes instalada até agosto deste ano.

Fonte: (tele.síntese)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607