Consumidores de banda larga estão satisfeitos com estabilidade e velocidade da conexão

22 de abril de 2013 - 16:51

Assim como na telefonia fixa, a banda larga prestada através da tecnologia ADSL foi bem avaliada pelos consumidores em pesquisa realizada pela Anatel com 25 mil usuários. O nível geral de satisfação – que leva em conta a média ponderada de respostas sobre os fatores preço, estabilidade da conexão e velocidade de acesso – mostra que 52,3% dos usuários (soma dos satisfeitos com os muito satisfeitos) está satisfeita com o serviço.

O percentual dos que estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos, contudo, é grande: 21,9%. O número se equipara àqueles que não estão nem satisfeitos, nem insatisfeitos: 25,9%.

Na análise de cada fator, chama a atenção, por exemplo, que em relação à velocidade de acesso a maior parte dos pesquisados está satisfeita: 61,7% (soma dos satisfeitos com os muito satisfeitos). Os que estão insatisfeitos representam 17,8% e os que não estão satisfeitos nem insatisfeitos são 20,5%.

A pesquisa, entretanto, não revela qual é a velocidade média da conexão dos usuários. Segundo o superintendente de serviços públicos da Anatel, Roberto Pinto Martins, essas informações estarão disponíveis quando os dados brutos forem divulgados.

A estabilidade da conexão também teve boa avaliação dos pesquisados: a soma dos satisfeitos com os totalmente satisfeitos deu 64,3%. A soma dos insatisfeitos com os totalmente insatisfeitos totaliza, contudo, o número não desprezível de 16,8%. Já aqueles que não estão satisfeitos nem insatisfeitos representam 19%.

No quesito preços, também os satisfeitos superam os insatisfeitos, mas é o quesito em que a diferença entre um e outro é menor. A soma dos insatisfeitos com os totalmente insatisfeitos representa 26,9%, contra 48,2 da soma dos satisfeitos com os totalmente satisfeitos.

Fonte: (teletime)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607