No último ano banda larga cresceu 37%, ou 26 milhões de acessos

29 de abril de 2013 - 18:32

O Brasil fechou o primeiro trimestre de 2013 com 96,5 milhões de acessos em banda larga, o que representa um crescimento de 37% em relação a março de 2012, segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). No último ano, 26 milhões de novos acessos foram ativados.

A evolução mais significativa em número de acessos nos últimos 12 meses se deu no segmento móvel da banda larga, com 45% de crescimento em relação a março de 2012. A Internet rápida pela rede móvel alcançou um total 75,5 milhões de acessos em março. Na banda larga móvel, 61,3 milhões são de conexões de celulares 3G, incluindo os smartphones, e 14,1 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à Internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, que cresceu 16%, com a ativação de 477 municípios nos últimos 12 meses. Ao todo, as redes de terceira geração (3G) estão instaladas em 3.333 municípios, onde moram 88% dos brasileiros. Esse total de municípios supera em mais de três vezes as obrigações de cobertura previstas no edital, que são de conectar 928 municípios até abril de 2013. Só neste ano, 48 municípios receberam as redes de 3G.

Na banda larga fixa, por sua vez, os acessos somaram 21 milhões em março. Desse total, 2,4 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses.

Fonte: (teletime)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607