Presidente da Anatel está acompanhando implantação do 4G

30 de abril de 2013 - 16:46

Estimativa inicial é de que 2 mil antenas suportem o serviço nesse primeiro momento

O presidente da Anatel, João Rezende, estima em 2 mil o número de antenas licenciadas que suportará a 4G nas cidades, nesse primeiro momento. Ele disse que a agência está fazendo um trabalho de acompanhamento da implantação da tecnologia. “Estamos verificando a cobertura e esperamos as empresas oferta comercial até amanhã [30]”, disse.

Segundo Rezende, a fiscalização está focada nas seis cidades-sedes da Copa das Confederações, ou seja, das obrigações previstas no edital de licitação da 2,5 GHz.

Roaming

Rezende disse que as negociações sobre roaming internacional na 4G estão acontecendo, mas as dificuldades de preço continuam. Para resolver isso, a Anatel já permite a compra de chip 4G por visitantes estrangeiros com uso do passaporte. “Como acontece com as pessoas daqui que chegam aos Estados Unidos ou a países da Europa, que preferem comprar chips locais para baratear custos”, disse.

O presidente da Anatel disse que está conversando com a Anacom, de Portugal, com o objetivo de reduzir os custos de roaming em países de língua portuguesa, mas isso não está fechado ainda”.

Fonte: (tele.síntese)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br

Estágiaria: Thinayna Mendonça – thinayna.mendonca@etice.ce.gov.br