Cobertura 3G pode ser antecipada com leilão da faixa de 700 MHz

8 de maio de 2013 - 17:16

Presidente da Anatel disse que essa é uma das obrigações que farão parte do edital de licitação

A obrigação da cobertura 3G poderá ser antecipada em 1 a 2 anos, em cerca de 1.600 municípios onde ainda só tem o sinal 2G. A afirmação é de presidente da Anatel, João Rezende, em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.

Segundo Rezende, essa é uma das obrigações que estão em estudo para ser colocada no edital da faixa de 700 MHz, que deverá ser leiloada no primeiro trimestre de 2014. Outra que já está confirmada é a exigência de cobertura das principais rodovias federais e da construção de redes de transporte em fibras ópticas em diversas regiões do país.

“Tudo isso será resolvido em agosto, quando será construído o edital de licitação da faixa”, disse o presidente da Anatel. Ele ressaltou que ainda será necessário muito cálculo, porque o preço da faixa terá que cobrir o ressarcimento da radiodifusão. “Vamos calcular o valor da faixa para poder avaliar o que é possível fazer, será uma série de contas e terão que ter o aval do TCU [Tribunal de Contas da União]”, disse.

Rezende disse ainda que os estudos sobre a canalização da faixa já identificou a necessidade de remanejamento em apenas 600 cidades, sendo que em 5 a 7 delas a situação é mais grave.

O presidente da Anatel disse também que o uso da faixa de 700 MHz para banda larga móvel pode resolver a falta desse serviço em municípios da região Norte, antes de uma solução para chegada da banda larga fixa de qualidade na região. “Para a banda larga fixa, será preciso usar capacidade de satélite”, disse.

Fonte: (tele.síntese)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br

Estágiaria: Thinayna Mendonça – thinayna.mendonca@etice.ce.gov.br