Rede da Telebras chega ao Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória

9 de maio de 2013 - 19:14

A Telebras concluiu os anéis fibra ótica nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, expandindo sua rede de telecomunicações em mais 8,9 mil km. As regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte passam a integrar a rede nacional da Telebras, ampliando a possibilidade de atendimento do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Com isso, o backbone da empresa atinge o total de mais de 25 mil km em todo o País, interligando todas as regiões brasileiras.

A rede será utilizada também para atendimento da Copa das Confederações no fornecimento de serviços de transporte de imagens e som para televisão em alta definição (HDTV) para a Fifa, a fim de garantir as transmissões dos jogos para o mundo. Nesse caso, serão utilizados links que totalizarão 20 Gbps, conectando todos os estádios participantes do evento ao Centro Internacional de Coordenação de Transmissão (IBCC), localizado na capital mineira, Belo Horizonte.

“Na última semana, realizamos testes em nossa rede com a empresa contratada pela Fifa para a transmissão do sinal de vídeo dos jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, e o resultado foi excelente”, afirmou em nota o presidente da Telebras, Caio Bonilha.

Com a expansão da rede, o PNBL por meio de provedores regionais passa a estar disponível em mais de 1.300 municípios, incluindo 19 capitais e áreas metropolitanas.

Fonte: (teletime)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br

Estágiaria: Thinayna Mendonça – thinayna.mendonca@etice.ce.gov.br