Internet é mídia mais importante para 88% dos brasileiros, aponta pesquisa do IAB

10 de maio de 2013 - 17:52

A internet é considerada a mídia mais importante para 88% do público brasileiro, à frente da televisão, jornais e revistas. Além disso, 40% passam ao menos duas horas conectados, contra apenas 27% dos que gastam o mesmo tempo assistindo TV. Os dados são do estudo Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia 2013, feito pela comScore e o Interactive Advertising Bureau no país (IAB Brasil), com mais de 2 mil pessoas.

Entre os dispositivos mais usados para acessar a web, os smartphones e os tablets foram os destaques. Nesse contexto, os celulares são preponderantes: em 2012, 42% dos brasileiros possuíam esse tipo de aparelho, sendo que em 2013 esse número saltou para 52%. Desses usuários, 37% passam 14 horas semanais ou mais navegando ou usando apps em seu aparelho. Já entre usuários de tablets, 46% passam o mesmo tempo navegando ou usando apps. De acordo com o estudo, pessoas com faixa etária inferior a 35 anos são mais inclinadas a passar mais tempo navegando ou utilizando aplicativos no smartphone, em vez de no tablet.

A internet móvel já afeta também a TV tradicional. Hoje, 73% do público online no Brasil usa a internet em diferentes canais, enquanto assiste TV. Entre os entrevistados que navegam pela internet através de notebooks enquanto assistem TV, 56% realizam atividades não relacionadas aos programas que estão assistindo. Quando a navegação é feita por smartphone esse número cai para 48% e para 47% quando é feita via tablet.

Publicidade online

O levantamento revela, ainda, que a publicidade digital foi considerada menos incômoda (32% contra 18%) do que os anúncios veiculados na televisão, além de mais informativa (50% contra 21%), mais criativa (49% contra 40%), mais crível (38% contra 29%) e mais evidente (45% contra 36%). Quanto às campanhas mais memoráveis, contudo, a vantagem ainda é da TV, com 48% contra 33% do online. De acordo com o estudo, essa preferência faz sentido porque a publicidade em TV tem mais de 40 anos, enquanto na internet ainda não chegou aos 20.

Para o vice-presidente executivo do IAB Brasil, Marcelo Lobianco, o resultado mostra a melhora e o impacto da publicidade online no público alvo. “O fato de que 84% dos participantes afirmam já ter comprado algum produto online, seja por meio de computador, laptop, smartphone ou tablet, demonstra que o brasileiro está perdendo o ‘medo’ de utilizar a internet para ações além de navegar e acessar redes sociais”, completa.

O estudo também ressalta a motivação de compra em lojas físicas partindo do meio digital. Hoje, 74% da audiência online no Brasil realiza pesquisas na internet sobre os produtos que pretendem adquirir da maneira convencional — aumento de 9 pontos percentuais em relação ao desempenho do ano passado. “Perceber que os brasileiros estão mais abertos para a comunicação e consumo online dá um fôlego especial os profissionais que trabalham com esse tipo de mídia, pois fica claro que esse é um campo que ainda apresenta várias possibilidades que precisam e serão exploradas de forma mais ampla”, conclui Lobianco.

Fonte: (ti inside online)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br

Estágiaria: Thinayna Mendonça – thinayna.mendonca@etice.ce.gov.br