4G começa a funcionar no sábado, garante Secopa

5 de junho de 2013 - 19:14

O raio de abrangência do sinal 4G no Castelão é de 500 metros ao redor do estádio. Testes no novo sistema serão feitos durante a disputa da Copa das Confederações. Segundo a Secopa 160 antenas foram instaladas perto do estádio para garantir a transmissão de imagens e dados

A tecnologia 4G estará plenamente implantada na Arena Castelão já a partir deste sábado com serviços de quatro operadoras, Vivo, Tim, Oi e Claro, garante o secretário especial da Copa (Secopa-CE), Ferruccio Feitosa. Ele explica, ainda, que duas dessas operadoras já possuem o sistema funcionando no local – Vivo e Tim. “Esta semana Oi e Claro estarão concluindo a implantação do sistema”, diz.

Ferruccio, que participou ontem do último dia de reunião de avaliação do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (Mapp), na Residência Oficial do governador, diz que falta só a ligação fixa das operadoras ao sistema. Ele lembra também que 160 antenas foram instaladas em todo o estádio para garantir a qualidade na transmissão de som e dados.

Fernando Carvalho, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação (Etice), diz que o grupo de empresas de telefonia móvel, coordenado pela Vivo, garantirá não só a utilização do sistema 4G, mas também 3G e telefonia celular. “Tem havido muitos testes de avaliação, que chamamos de operações assistidas, mas o definitivo será mesmo durante a Copa das Confederações. Mas não vejo obstáculos que impeçam o bom funcionamento dessa rede móvel de dados e voz”, garante.

Abrangência do sinal

O raio de abrangência do sinal 4G no Castelão é de 500 metros ao redor, mas Carvalho garante que a qualidade dentro do estádio é perfeita, graças as 160 antenas instaladas. “O Castelão é como uma gaiola, com estrutura de ferro dentro do concreto e metal na sua cobertura, o que dificultava a recepção do sinal de telefonia celular. Agora, o problema está resolvido”, afirma.

Fonte: (O Povo)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br

Estágiaria: Thinayna Mendonça – thinayna.mendonca@etice.ce.gov.br