Em 2013, metade do tráfego móvel terá offload para Wi-Fi e small cells

17 de junho de 2013 - 16:23

Um levantamento divulgado pela Juniper Research nesta sexta, 14, indica que pelo menos a metade de todo o tráfego móvel gerado por smartphones, tablets e demais dispositivos com conectividade 2G e 3G terá offload para redes Wi-Fi e small cells em 2013. Isso significa o equivalente ao download de 10 bilhões de filmes ou 9 mil petabytes deixando de sobrecarregar a interface aérea das operadoras móveis. Até 2017, o tráfego móvel gerado por dispositivos móveis excederá 90 mil petabytes.

O estudo da Juniper destaca que não investir em Wi-Fi e small cells significa a perda receitas para operadoras, uma vez que com redes congestionadas, o usuário não consegue fazer uso dos serviços de dados. As abordagens das teles em todo o mundo vão desde parcerias com redes existentes de Wi-Fi a iniciativas de construção de redes próprias.

A América do Norte e a Europa Ocidental serão as regiões com maior índice de offload entre 2012 e 2017.

Hotspots 2.0

Na medida em que as operadoras passarem a implementar hotspots com especificações de nova geração, os chamados hotspots 2.0, haverá uma melhora da experiência do usuário, uma vez que a autenticação nos pontos de acesso passa a ser automática, transparente para o cliente.

Fonte: (teletime)

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br

Estágiaria: Thinayna Mendonça – thinayna.mendonca@etice.ce.gov.br