Público nos estádios gerou 4,6 milhões de comunicações de dados durante jogos

3 de julho de 2013 - 16:50

O público que compareceu aos estádios nas 16 partidas da Copa das Confederações gerou 1,7 milhão de chamadas de telefonia celular e 4,65 milhões de comunicações de dados, número que inclui envio de emails, fotos e mensagens multimídia. A média foi de 0,5 MB por comunicação de dados, o que dá mais de 2 Petabytes trafegados. Desse total, cerca de 4 milhões de conexões foram feitas nas redes 3G e 650 mil, nas redes 4G. Os números foram fornecidos pelo SindiTelebrasil, entidade que representa as operadoras e os fabricantes de telecomunicações.

Final

Na partida final, domingo passado, no Maracanã, entre Brasil e Espanha, foram completadas 162 mil ligações, com picos às 17h e às 18h, pouco antes de o jogo começar. Entre 17h e 21h, os torcedores realizaram 495 mil comunicações de dados pela rede 3G e 88 mil pela 4G.

A infraestrutura de rede celular interna nos seis estádios da Copa das Confederações foi construída em conjunto pelas teles. Os equipamentos das operadoras ficavam instalados juntos, em uma sala dentro de cada estádio, de onde saíam fibras ópticas que se conectavam com antenas de pequeno porte espalhadas pelas arquibancadas, camarotes, corredores, vestiários, praças de alimentação etc. O SindiTelebrasil reitera que a instalação foi feita em tempo recorde. No caso do Maracanã, aconteceu em 47 dias, quando o ideal seria ter 120 dias para a tarefa.

Fonte: (teletime)

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br

Estágiaria: Thinayna Mendonça – thinayna.mendonca@etice.ce.gov.br