Operadoras reforçam rede para receber o Papa

23 de julho de 2013 - 16:36

As prestadoras de serviços de telefonia móvel reforçaram a infraestrutura para receber o Papa Francisco e mais de dois milhões de pessoas que estão sendo esperadas para os eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre nesta semana, no Rio de Janeiro. Ao todo foram instaladas cerca de 50 novas antenas, inclusive de quarta geração (4G), além de sistema Wi-Fi para conexão à Internet e reforço nas redes de fibra ótica para escoamento do tráfego.

A rede foi reforçada na Praia de Copacabana, que receberá vários eventos em função da vinda do Papa. No Campus Fidei, em Guaratiba, onde o Papa Francisco celebrará Missa nos dias 27 e 28, teve de ser construída uma infraestrutura nova de telecomunicações – 18 antenas e 10 mini estações radiobase (ERBs) temporárias –, já que no local, por ser desabitado, não existia rede de telefonia móvel. Adicionalmente, foi ampliada a capacidade da rede móvel de Guaratiba, Recreio dos Bandeirantes, Santa Cruz e Sepetiba.

Também houve reforço na infraestrutura na Quinta da Boa Vista, local do Festival da Juventude, e para atendimento aos centros de imprensa no Forte de Copacabana e em Guaratiba. O palácio episcopal no morro do Sumaré, onde o Papa ficará hospedado, recebeu novas antenas, inclusive com cobertura indoor. Em Aparecida (SP), a infraestrutura também foi reforçada com a instalação de quatro novas antenas temporárias, especialmente na área da basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Fonte: (teletime)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607