Ministros vão a Washington obter informações sobre espionagem eletrônica

2 de agosto de 2013 - 16:44

Encontro foi proposto pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O governo brasileiro deve enviar em até dez dias a Washington a missão interministerial que trata das recentes denúncias de espionagem de informações telefônicas e de internet de cidadãos e instituições brasileiras para pedir esclarecimentos ao governo norte-americano, informou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar Nunes. A comitiva, que inclui representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Defesa, da Justiça e das Comunicações, quer, em uma primeira etapa, conseguir informações de caráter técnico.

“O assunto foi considerado grave, sério. O serviço de inteligência não é ilegal. O que não é legal é a espionagem, quando se faz sem a permissão, invade a soberania, a privacidade, atenta contra o direito dos cidadãos e dos Estados. Isso, sim, é inaceitável”, disse o porta-voz do Itamaraty. O encontro foi proposto à presidente Dilma Rousseff pelo vice-presidente dos EUA, Joe Biden.

As denúncias de espionagem começaram a ser investigadas depois que uma reportagem publicada pelo jornal O Globo revelou que as comunicações do Brasil estavam entre os focos prioritários de monitoramento pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos.

Fonte: (Agência Brasil)