Governo Lança Edital de Banda Larga Para Prefeituras

9 de agosto de 2013 - 17:33

O Cinturão Digital do Ceará – CDC é atualmente a maior rede de banda larga pública do País. Os municípios cearenses podem hoje usufruir da infraestrutura de 3.000 Km de cabos de fibra óptica do CDC.

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Governo do Estado, por meio da Etice, em conjunto com a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará – APRECE vão lançar Edital de fornecimento de transporte de dados por meio do Cinturão Digital para as Prefeituras do Ceará.

A oferta atual de internet com banda larga no interior é muito aquém das necessidades da população. Isso se dá porque a infraestrutura de acesso no interior é restrita. Os preços no mercado para o interior do Estado variam de R$200,00 a mais de R$400,00 por Mbps efetivo, um dos valores mais caros do mundo.

Em Fortaleza o valor do Mbps efetivo varia entre R$30,00 e R$80,00. As prefeituras poderão adquirir acesso à internet de provedores privados em Fortaleza, a um custo variando de R$30,00 a R$80,00 por Mbps efetivo e a Etice entregará o sinal nas sedes dos municípios a um custo de R$20,00 por Mbps efetivo transportado, reduzindo drasticamente o valor do acesso, favorecendo, assim, a sua massificação.

Em 53 dos 184 municípios o acesso ao CDC já existe, mas todas as 184 prefeituras podem participar do Edital.

Por um lado, as Prefeituras podem aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo CDC para implantação de novos projetos, criando um ambiente que favoreça o fortalecimento da interação entre a gestão municipal e o cidadão. Por outro lado, o excedente de banda poderá ser aplicado no fornecimento de acesso diretamente à população.

Em contrapartida, a Prefeitura em conjunto com provedores regionais devem implantar acesso à internet em praças e, caso forneça acesso à população, a mesma deve implantar Plano Básico de acesso com o preço mensal máximo de R$29,00.

O lançamento do Edital terá lugar no Auditório da Vice-governadoria, Palácio Iracema, no dia 13/08/2013 às 15h.