PNBL chega a 3,2 mil municípios

30 de agosto de 2013 - 12:41

Mais de 3.200 municípios brasileiros já estão recebendo ofertas de Banda Larga Popular, resultado do acordo celebrado entre o Ministério das Comunicações e as concessionárias de telefonia em 2011, para a oferta da banda larga a preços mais baixos.

De acordo com o Minicom, das 364 novas localidades atendidas no primeiro trimestre deste ano, a maioria está situada nas regiões Norte e Nordeste do País.

Pelo acordo, as teles devem oferecer pacotes de acesso à web nos moldes do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL): velocidade de 1 Mbps a R$ 35 mensais (com impostos). Todos os municípios brasileiros devem ser atendidos pelas operadoras até o fim do próximo ano.

Apesar da grande quantidade de municípios atendidos, o número de clientes do PNBL é baixo. Em dezembro do ano passado, o acordo do governo com as concessionárias trouxe para o mercado 2,5 milhões de clientes – número muito longe da expectativa revelada no anúncio do plano de 35 milhões em 2014.

Simultaneamente, a Telebras também está trabalhando para levar banda larga a todas as cidades do País, mas até hoje os seus provedores parceiros chegam a apenas 268 municípios em 13 estados, além do Distrito Federal.

Fonte: (teletime)