Governo estima de 1 a 2 milhões potencial da banda larga via satélite até 2018

9 de setembro de 2013 - 18:26

Dois números surgem nas projeções do governo em relação ao potencial dos serviços de banda larga via satélite com tecnologia de banda Ka. Os dados foram apresentados durante o Congresso Latino-americano de Satélites, realizado pela Converge esta semana no Rio de Janeiro. A projeção do Ministério das Comunicações, conforme a apresentação de André Moura Gomes, da diretoria de banda larga do ministério, é que o mercado de banda Ka chegue a um milhão de assinantes até 2018. Para a Anatel, segundo o conselheiro Jarbas Valente, o potencial do mercado é maior, da ordem de dois milhões de assinantes. Ambos concordam, contudo, que a banda larga via satélite será fundamental para atender a regiões ainda carentes de infraestrutura. Só nas áreas rurais seriam 20 milhões de domicílios.

No caso da Anatel, o trabalho é para acelerar a licitação de posições orbitais associadas a frequências de banda Ka de forma que os projetos possam se beneficiar da desoneração prevista no Regime Especial de tributação do Programa Nacional de Banda Larga (RE-PNBL), até 2018. A próxima licitação já foi submetida a consulta e deve ser realizada a partir de outubro, segundo Valente, para mais quatro posições, e há a previsão, inclusive, de satélites inteiramente em banda Ka.

Do ponto de vista da capacidade satelital instalada, hoje o Brasil tem 223,5 transponders equivalentes a 36 MHz em satélites operando em posições brasileiras. Em banda Ku, a capacidade em transponders equivalentes de 36 MHz é de 204,1, e em Ka, 222 transponders equivalentes. Essa medida não é a considerada mais precisa porque hoje, com as aplicações de dados, e sobretudo com a banda Ka, falar em equivalência de transponders de 36 MHz não faz mais sentido, mas é uma medida do impacto que a banda Ka poderá ter. Hoje, apenas um satélite opera em banda Ka para o Brasil.

Quando os satélites previstos na licitação de 2011 entrarem em operação, a estimativa da Anatel é que a capacidade em banda Ka dispare para 1822 transponders equivalentes, em C passe a 238,5 e em banda Ku vá a 302,11 transponders equivalentes de 36 MHz.

Fonte: (teletime)