França pressionará União Europeia por regulação de gigantes da Internet

23 de setembro de 2013 - 16:25

A França anunciou que irá pressionar a União Europeia por uma regulação mais ativa de empresas globais de Internet, como Google, Amazon, Apple e Facebook. A proposta será apresentada durante reunião sobre economia digital, Internet e inovação a ser realizada no dia 24 de outubro em Bruxelas, na Bélgica.

Segundo documentos analisados pelo The Wall Street Journal, o país também irá propor a reforma de regras fiscais para assegurar que empresas da web paguem imposto sobre os lucros gerados na União Europeia, bem como a adoção de regras mais rigorosas sobre a proteção de dados pessoais online.

“Não queremos regular a Internet, e, sim, um pequeno número de plataformas da web que hoje bloqueiam a inovação”, afirmou a ministra da Tecnologia da França, Fleur Pellerin, à publicação americana. “Precisamos garantir que haja igualdade de condições para todos. A atual situação faz com que seja difícil às empresas europeias a emergirem em uma escala global”, acrescentou.

Ainda não está claro quanto apoio a França irá obter na Europa, tendo em vista que o governo francês já enfrentou oposição interna à imposição de novos impostos de Internet em nível nacional.

Fonte: (teletime)