A Tecnologia a Favor da Saúde na InfoBrasil 2013

21 de outubro de 2013 - 17:14

Inovação e serviços tecnológicos na área da saúde são temas do XIII Seminário e-GOV em Fortaleza. Em pauta, sistemas para gestão e uso da informação sobre atendimentos realizados e tecnologias da informação e comunicação para assistência e educação em saúde. Com inscrições gratuitas, o evento acontece nos 22 e 23 de outubro de 2013, no Anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará, das 14h às 18h. O evento conta com a presença do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro e gestores do SUS.

Trocas de conhecimentos sobre políticas de inovação em gestão na área de saúde e serviços tecnológicos aplicados aos programas e-SUS AB, Telemedicina e Telessaúde Brasil Redes marcam o XIII Seminário e-GOV durante a programação oficial da InfoBrasil 2013. Com o tema INOVAÇÃO E SERVIÇOS TECNOLÓGICOS NA ÁREA DA SAÚDE, o XIII Seminário destaca o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), estratégico para o Cadastro Nacional de Usuários, Profissionais e Unidades de Saúde. Para melhorar e qualificar o atendimento, gestores do SUS e o público debatem formas de gerar bons resultados para o setor, contribuindo para a efetivação do direito à saúde. O evento, com inscrições gratuitas, será realizado nos dias 22 e 23 de outubro de 2013, no Anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará, das 14h às 18h. O evento conta com a presença do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro dia 22 de outubro, às 15h, durante mesa redonda.

O Ceará está entre os primeiros Estados do País a universalizar o uso do Cartão SUS, além de ser o município de Tauá o piloto para a implantação do e-SUS AB. Com esta perspectiva, é essencial debater e avaliar fluxos assistenciais; revisar critérios de financiamento e racionalização dos custos; debater processos de apoio técnico-científico às equipes de saúde na formulação de diagnósticos, procedimentos clínicos e segunda opinião formativa; além de informar a sociedade sobre políticas e práticas de gestão, comunicação e informação em saúde. Contribuindo com este debate, o XIII Seminário e-GOV vai apresentar a ideia e o estado da arte do Cartão Nacional de Saúde, e-SUS AB, Telemedicina e Telessaúde Brasil Redes, configurando o cenário das tecnologias cidadãs no campo da gestão, comunicação e informação em prol do SUS no Brasil.

O XIII Seminário conta com o apoio do Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP); Governo do Estado do Ceará; Secretaria de Saúde; Escola de Saúde Pública; Prefeitura Municipal de Fortaleza, mediante a Secretaria Municipal de Saúde; Assembleia Legislativa e Unimed, entre outros. A SGEP vai instalar um balcão de atendimento personalizado no local.

Público Alvo
Gestores Estaduais e Municipais de Saúde, coordenadores das Unidades do SUS, trabalhadores de saúde, técnicos, operadores dos terminais de atendimento, comunidade acadêmica e científica, e representantes dos usuários do Sistema; pesquisadores, membros das redes sociais e organizações não governamentais, lideranças de movimentos sociais e demais interessados em contribuir com o debate das questões ligadas à saúde são convidados a participar deste encontro.

Inscrição Gratuita. Vagas Limitadas: http://www.infobrasil.inf.br/inscricoes-2013

SOBRE A INFOBRASIL 2013
Com o tema Tecnologia, Criatividade, Inovação e Negócios – Desafios e Oportunidades”, a InfoBrasil TI & Telecom chega a sua 39ª edição, no período de 22 a 24 de outubro, no Centro de Cultura e Arte da Assembleia Legislativa do Ceará, em  Fortaleza – CE. A  InfoBrasil TI & Telecom comemora 19 anos de realização ininterrupta, como o maior evento de TI do Norte e Nordeste, será realizada pelo Instituto InfoBrasil de Inovação Digital (IIID) e pela Comissão de Ciências, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com o patrocínio da VTI e o apoio de parceiros como Sebrae e Governo do Ceará. Informações sobre o evento no site http://www.infobrasil.inf.br/

Data: 22/10 e 23/10, durante o InfoBrasil 2013.
Local: Centro de Cultura e Artes da Assembleia Legislativa (Anexo 2 – 6º andar)
Outras informações: http://www.infobrasil.inf.br/pagina/tic-inovacao-na-area-da-saude