Hub tecnológico: conectividade e oportunidades

18 de julho de 2019 - 16:37

Ao falar em conectividade, a associação com a tecnologia logo acontece. O Hub Tecnológico no Ceará é referência mundial, fomentando a atração de investimentos e a geração de oportunidades no Estado. A melhoria na qualidade da conexão estima atrair novos provedores e estimular o investimento em tecnologia e pesquisa.

A Lei n° 16.727, que instituiu o programa Hub de Tecnologia da Informação e Comunicação (HTIC) no Estado, pretende melhorar custos, recursos e investimentos em TIC. À Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) compete providenciar novas tecnologias, disponibilizar dados e internet, fomentando o desenvolvimento econômico na TI para atender demandas requeridas pelo serviço público.

A trinca de Hubs – Aéreo, Portuário e Tecnológico – vem atraindo investimentos em diversas áreas. Em entrevista à TV Cidade, o analista de gestão de TI da Etice, Arnoudo Alves, cita o estímulo à formação de mão de obra especializada, bem como o fomento à indústria local.

Doze cabos de fibra óptica submarinos estão localizados em Fortaleza. Eles facilitam a comunicação, transmitindo-a em 63 (sessenta e três) milissegundos, fazendo da cidade, destaque mundial, segundo levantamento realizado pelo database especialista em mercado de telecomunicações, Telegeography.

O avanço tecnológico viabiliza várias oportunidades no Estado do Ceará. A geração de empregos e a profissionalização acadêmica são algumas delas, finaliza o analista.

Confira aqui a reportagem na íntegra.

18/07/2019
Aline Lima
Estagiária de Comunicação
Escritório de Governança Corporativa – EGC
egc.comunicacao@etice.ce.gov.br